Pechinchar é uma das maneiras mais básicas para conseguir economizar dinheiro, e a maioria das pessoas não fazem por vergonha.
Quer gastar menos dinheiro ainda ter mais dinheiro no seu bolso?
É simples, você tem que pedir mais desconto.
O que?… desconto? O que as pessoas vão achar de mim?
Sim, isso mesmo, pedir desconto, usando uma linguagem mais popular, o famoso pechinchar, chorar, não importa, vale tudo para economizar.
Quem te disse que pechinchar é coisa do passado, está querendo que você torre o seu dinheiro inteiro sem mais nem menos.
É só olhar para o cenário atual em que vivemos, praticamente todas as economias mundiais estão em crise. Os preços das coisas estão aumentando cada vez mais e ainda tem gente que diz…
Ahhh, para de querer passar vergonha pedindo descontos, uns reais a mais não fazem diferença
Minha mãe já dizia: “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho”. Então se você tem vergonha de pechinchar só porque o Pedrinho falou que isso é feio e cafona.
Olha… sinceramente, você está deixando de economizar uma boa grana somente porque tem medo do Julgamento de Pedrinho.
Você provavelmente já percebeu que é justamente um uns reais a mais aqui outros reais a mais ali que a conta vai ficando gigantesca.
E aí bate aquele arrependimento de não ter chorado por aquele desconto de 5% ou 10%.
O primeiro passo para se tornar um expert na arte da pechincha é perder o medo do julgamento dos outros.
Resumindo… Não tenha medo de ser cara de pau.
E se você pensa que não tem como pechinchar com classe, você está enganado e eu vou te mostrar como fazer isso.
Conteúdo deste artigo
Manual do pechinchador de classe
Primeiramente, tenha consciência do valor do produto/serviço que a pessoa ou empresa está oferecendo.
Tente sempre estabelecer uma relação de ganha/ganha, ou seja, você ganha o desconto e o vendedor ganha fazendo um bom negócio, nada de ficar tentando prejudicar a outra pessoa.
Vamos lá…
Como eu disse antes, há formas de você pechinchar sem perder a classe, e para fazer isso, tenha em mente que o seu dinheiro tem valor.
Sim, normalmente quem tem medo de pechinchar é porque não sabe do real valor do seu dinheiro.
Vou te passar alguns truques que você pode usar em off antes de ir em uma loja, e logo em seguida passo algumas dicas para pechinchar no campo de batalha.
O primeiro dever de casa na arte de pechinchar
Não tem como um soldado ir para a guerra sem mínimo ter praticado um tiro ao alvo, é justamente isso que você vai fazer.
A primeira coisa que você terá que fazer para conseguir fazer um bom negócio é uma pesquisa do que você precisa comprar.
Faça uma boa comparação entre os preços em diferentes sites e lojas, uma boa ferramenta para fazer essa pesquisa é o Buscapé.
Pense comigo…
Conhecendo o território que você vai pisar e sabendo de diferentes faixas de preços, fica muito mais difícil que você caia na conversa afiada dos vendedores.
Geralmente a maioria das nossos compras é usando 80% de emoção e 20% usando a razão, então calibre bem antes o seu lado emocional, beba umas 5 doses de razão.
Fazer isso vai valer muito a pena.
Truques na hora da pechincha
Você já ouviu a expressão “ir com muita sede ao pote” se você já ouviu fica muito fácil aprender esse primeiro truque.
- Não demonstre interesse no produto que você pretende comprar, isso mesmo, você vai ter que atuar bem na hora da compra, mas vai economizar muito só com esse truque.
Todo vendedor quer vender muito e por isso quando você demonstra muito interesse no produto, ele vai fazer o máximo para não tirar 1 centavo do preço.
Quando você não demonstra tanto interesse ele pode recorrer ao desconto para que você compre.
Mas… quando ele oferecer um desconto, continue sem demonstrar interesse e pergunte se aquele é o melhor desconto que ele pode oferecer.
Apenas com esse truque você já consegue ótimos descontos sem fazer aquele choro.
Vamos para o segundo truque.
- Mesmo usando o cartão de crédito, peça desconto, caso for parcelar o pagamento peça que o desconto seja a retirada dos juros.
Aqui não tem muito segredo, é só pedir mesmo, você pode usar a técnica de não demonstrar muito interesse também.
- Tente pagar tudo à vista, fazendo assim, você pode usar o clássico argumento pedindo o desconto para quem compra à vista.
- Procure sempre o vendedor mais “simpático”, esse truque é um pouco menos objetivo e vai depender muito do seu olho para identificar o vendedor que está mais aberto a negociação.
- Não seja arrogante, tente fazer com que o vendedor goste de você, afinal a gente só oferece coisas boas para quem a gente gosta.
Sorria, demonstre empatia com o trabalho do vendedor, uma frase que você pode usar é essa: “Nossa eu não aguentaria trabalhar com essa disposição que você tem”.
- Esteja disposto a ir embora, caso a negociação não lhe agradar, esteja disposto a ir embora sem nenhuma hesitação, claro que se estiver com mais tempo.
Passe na concorrência e tente negociar melhor.
Conclusão
Esses truques podem te ajudar muito e fazer com que você consiga economizar muito no final do mês e quem sabe usar o dinheiro economizado para outra coisa.
Saiba que nem sempre a sua pechincha vai funcionar, então é sempre bom alinhar as expectativas na hora da negociação.
Recapitulando…
- Faça uma pesquisa antes;
- Alinhe o seu emocional e a razão;
- Aplique os truques acima.
Para receber mais dicas como essa, fique ligado aqui no nosso blog e também nas nossas redes sociais.
Ah, já ia esquecendo…
Que tal ganhar viagens gratuitas e outros benefícios apenas com o uso normal do seu cartão de crédito?
Outro dia eu postei um artigo aqui mesmo falando como você pode lucrar com os pontos acumulados no seu cartão.
Gostou dessas dicas? Você já as usa? Quais outras você aplica na hora de negociar?
Seja o primeiro a comentar!