Se você quer investir seu dinheiro de maneira certa e eficiente precisa, definitivamente, ter uma conta em uma corretora de valores. Tudo isso porque é lá que estão os melhores e mais variados produtos. E não… Eles não estão nos bancos.
Muitos inclusive souberam aproveitar bem esse mercado, que só vem crescendo no país, e tiveram excelentes retornos em diversos tipos de investimento. Como, por exemplo, ações, fundos imobiliários, títulos do Tesouro Direto e outros.
Mas você provavelmente deve estar se perguntando: “afinal, o que é uma corretora de valores? Como me cadastro em uma?” Fique comigo e vamos descobrir as respostas no decorrer deste artigo.
Conteúdo deste artigo
O que é uma corretora de valores?
Corretoras de valores são instituições financeiras, assim como os bancos. A principal diferença é que elas possuem grande parte de seu foco em investimentos.
São um intermediário entre investidores e outras instituições, como por exemplo, a bolsa de valores brasileira (B3).
De um lado os bancos oferecem empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e outros serviços. Já as corretoras de valores buscam oferecer para você uma ampla gama de oportunidades de fazer seu suado dinheiro render.
Elas fazem isso ao oferecer compra e venda de ações na bolsa, títulos federais (Tesouro Direto) e até mesmo, títulos de outros bancos (CDB’s, LCI’s e LCA’s por exemplo).
De qualquer forma, alguns bancos também têm uma corretora de valores e oferecem esses serviços aos seus clientes. Por isso é comum você poder investir em diversas aplicações através do banco; por trás, na verdade, trata-se da corretora deles.
Para que possam atuar no mercado de capitais, as corretoras de valores precisam de uma autorização do Banco Central e devem realizar suas atividades dentro das normas e leis estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Este órgão inclusive é responsável por fiscalizar e garantir que todas as corretoras sigam essas normas.
Além disto, a B3 a concede certificações para corretoras que possuem boas práticas, fornecem um serviço de alta qualidade, implementam tecnologias inovadoras e procedimentos de garantia de segurança. Isso inclusive pesará e muito quando você for escolher em qual corretora se cadastrar e realizar seus investimentos.
Corretoras de valores x Bancos
Como você já sabe, a principal diferença entre bancos e corretoras de valores reside no que cada uma destas instituições tem a oferecer para seus clientes.
Alguns bancos, porém, já por muito tempo oferecem diversos produtos financeiros. Como a compra e venda de ações de grandes empresas, equiparando-se aos que são fornecidos pelas corretoras.
Neste caso, qual seria a sua opção? Consultar o gerente do seu banco e investir seu dinheiro nas opções que ele te fornecer? Ou seria melhor abrir uma conta em uma corretora de valores, certificada pelos órgãos competentes e com um bom histórico de atividades?
Veja algumas coisas que você deve levar em conta se estiver em dúvidas quanto a isso:
- Bancos e corretoras de valores possuem focos diferentes, e isso pode entrar em conflito com seus objetivos, caso queira investir seu dinheiro.
- Corretoras de valores possuem uma gama de opções de produtos financeiros maior que a dos bancos, e isso lhe dá mais flexibilidade em escolher uma opção que atenda suas expectativas.
- Geralmente, corretoras de valores possuem taxas menores, ou até mesmo nenhuma para algumas modalidades de investimento.
Independente da sua escolha, saiba que as corretoras de valores possuem diversas vantagens e facilidades que as colocam como a melhor opção frente aos bancos, conforme estes pontos citados anteriormente.
A grande vantagem da corretora de valores é que não tem uma ligação com uma instituição específica. Ao oferecer um CDB, por exemplo, o banco irá tentar te empurrar uma aplicação dele (que talvez não seja tão boa para você); já a corretora pode te oferecer produtos de vários outros bancos (com diversas características que podem ser melhores para você).
Recomendações de investimentos
Até aqui, ficou claro que as corretoras de valores possuem uma grande vantagem diante dos bancos. Para elas, o mais importante é que o seu dinheiro renda bastante. Nesse caso, tanto a instituição quanto você acabam lucrando com bons investimentos.
Sabendo disso, grande parte das corretoras de valores contam com um grupo de profissionais, que tem como missão procurar grandes oportunidades de lucro, e passa-las para seus clientes.
Em sua maioria, são economistas ou consultores financeiros, que conhecem bem os mercados e as diversas modalidades de investimento.
Tendo em vista o quão importante é que você ganhe dinheiro, as corretoras de valores buscam constantemente orientar e fornecer boas recomendações para seus clientes.
E em muitos casos, mesmo que você não saiba nada ou tenha pouco conhecimento sobre o mercado financeiro, essas instituições fornecem um bom material (na maioria das vezes gratuito) que te auxiliam em dar os passos iniciais para investir seu dinheiro da melhor forma possível.
Como se cadastrar em uma corretora de valores?
Até agora que você viu as grandes vantagens e como seu dinheiro pode ser bem investido em uma boa corretora de valores. Veremos agora como é possível se cadastrar em uma e começar a investir seu dinheiro em diversos mercados. E não se preocupe, é mais simples do que você imagina.
Antes de mais nada, é importante salientar que existem diversas corretoras aqui no Brasil. Você pode inclusive fazer uma consulta no site da B3 e verificar quais delas existem as opções de investimento que você está buscando, através dos filtros avançados e outras ferramentas de busca.
Abrir conta em uma corretora de valores não é muito diferente da que você abre em um banco e pode variar pouco de uma para outra, mas é simples. Em geral, é necessário que você envie os seus dados e depois seus documentos por e-mail ou através do próprio sistema (identidade, comprovante de endereço).
E não se preocupe: cadastrar e criar sua conta é gratuito.
Enviar dinheiro
Uma vez com todos os documentos enviados e seu cadastro validado, você poderá enviar dinheiro da sua conta bancária para o da corretora. A partir daí seu dinheiro vai começar a render por escolher bons investimentos.
Para enviar dinheiro à corretora basta fazer uma transferência para a sua conta na corretora. Ela te passará todos os dados. Entenda como uma “normal” no banco e você precisa de saldo para poder investir; a diferença que ao invés do banco trata-se de uma corretora.
Atente-se para alguns lembretes:
- Corretoras de valores não costumam aceitar depósito bancário. Por isso, tenha uma conta bancária e realize transferências via TED ou DOC.
- Sempre confira se os dados da sua conta na corretora foram corretamente informados antes de realizar sua transferência
- Nunca use conta de terceiros para transferir dinheiro para sua conta na corretora.
- Transferências bancárias costumam possuir taxas salgadas. Uma boa maneira de evitar isso é ter conta em bancos digitais, que não cobram para que você possa enviar dinheiro de sua conta corrente para o da corretora.
Conclusão
Quanta informação, não é mesmo? Você com certeza já sabe o que são corretoras de valores, e o quão importante elas são para que seu dinheiro possa render da melhor forma possível.
Também, você pode perceber a principal diferença entre corretoras de valores e bancos. E viu porque elas possuem uma grande vantagem por focarem em rentabilizar seu capital, além de oferecerem diversos produtos e serviços financeiros que os bancos não possuem.
Na maioria delas, você também poderá contar com um grupo de pessoas que tem por objetivo te auxiliar nos seus investimentos, recomendando as melhores oportunidades.
E por fim, para se cadastrar em uma corretora, é importante que você envie os documentos requeridos e realize os procedimentos necessários.
Agora é sua vez de aproveitar o que aprendeu aqui e colocar em prática. Deixe nos comentários quais corretora de valores escolheria para fazer seus investimentos.
E se quiser saber mais como ganhar dinheiro para investi-lo da melhor forma possível, cheque este artigo em que falo sobre como trabalhar pelo celular.
Seja o primeiro a comentar!